Layne Thomas Staley, que falta você faz

Junkhead

“you can’t understand a user’s mind but try with your books and degrees if you let yourself go and opened your mind i’ll bet you’d be doing like me and it ain’t so bad”

Passou despercebido pela imprensa, assim como ele sempre gostou de viver, longe dos holofotes, o sexto ano da morte de Layne Thomas Staley, ex-vocalista da banda de rock que misturava vários estilos em seu repertório, Alice in Chains.

  

Ainda me lembro do vinil que adquiri em 1992 do álbum “Dirt”. Corri para casa onde passei horas tentando traduzir o que ele queria dizer nas letras melancólicas de suas músicas.

Ao contrário de Jerry Cantrell, o guitarrista da banda que se encantou com o sucesso, Layne sempre se manteve recluso, gostava do mundo underground, dos bares de Seattle e de projetos paralelos como sua banda “Gacy Bunch” que depois passou a ser chamada de “Mad Season”.

Vítima de uma dose letal de heroína e cocaína, também conhecida como “speedball”, aos 34 anos de idade, faleceu em seu apartamento e seu corpo só foi descoberto semanas depois devido mais ao mau cheiro do que a falta de sua própria pessoa dentre os seus conhecidos.

No vídeo a seguir, podemos apreciar uma performance ao vivo do “Mad Season” com a canção “Lifeless Dead” [um dos projetos paralelos de Layne, junto com integrantes de bandas como o “Pearl Jam” (o guitarrista Mike McCready), “Screaming Trees” (o baterista Barret Martin) e o baixista  John Baker Saunders]. Saunders (o mais calvo e quase careca no vídeo) morreu de overdose de heroína em janeiro de 1999:

Já no vídeo abaixo, os caras arrepiam numa atuação inigualável ao tocar “Long Gone Day” com a participação especial do cabeludo vocalista do “Screaming Trees”, Mr.  Mark Lanegan:

Nascido em Kirkland (Seattle) em Washington no dia 22 de agosto de 1967, Layne preferiu dar um fim ao seu sofrimento no dia 5 de abril de 2002 (sua namorada já havia falecido alguns anos antes). Seu corpo foi encontrado somente no dia 20 de abril de 2002 em estado avançado de decomposição.

[picapp align=”center” wrap=”false” link=”term=layne+staley&iid=2375992″ src=”b/f/f/8/MTV_Unplugged_Alice_4d68.jpg?adImageId=7647123&imageId=2375992″ width=”472″ height=”314″ /]

Dono de uma voz potente e comovente, sua presença nos vocais era inconfundível em todos os projetos paralelos que realizou em sua vida.

Tímido na infância, seus pais se separaram quando ele tinha oito anos de idade, em 1987 conheceu Jerry Cantrell e começaram uma banda chamada Alice N Chains que depois se tornaria Alice in Chains.

Bem, era isso, não vou me alongar contando a história de um dos maiores frontman’s que já existiu, com uma postura de palco singular.

Que falta você faz cara…

Sobre Ronaldo
Brasil, Sul, Homem, de 35 a 40 anos, português, inglês

26 Responses to Layne Thomas Staley, que falta você faz

  1. Leonardo says:

    Um baita idolo , ainda passo hrs e hrs ouvindo alice e tbm mad season , principalmente nas versoes ao vivo que são ainda melhores que de estudio. RIP Layne , e obrigado por tudo que deixou para nós, esta sendo muito util e sempre será. Get Born Again \../

  2. nessa says:

    Acredito que não vai haver outro musico melhor que o Layne ele era tudo no Alice in chains então para mim o grupo acabou…Agora percebo que o Layne é insubistituível.

  3. nessa says:

    Layne além de ter uma voz afinadissíma e marcante ele vivia para música e suas canções eram o cotidiano de uma pessoa que usava drogas pesadas…Mas era sincero coisa que hoje em dia é raro em musicos ,pois, para aparecer na mídia não é medido talento, mas as polêmicas planejadas minuciosamente.

  4. Talles says:

    Layne , simplesmente um dos maoires vocalistas se nao o melhor q ja ouvir …
    Cara mesmo vc nao estando mais entre nos , vc muita falta pelo seu talento ,e apesar de ter tido uma vida conturbada ,vc teve seus motivos …Fica em PAZ velho !!

  5. aic says:

    layne staley tinha uma voz muito fixe ele era unico e grande coincidencia ele ter morrido no mesmo dia que o seu amigo kurt cobain enfim a banda sem ele não é o mesmo….a proposito vão fazer um filme sobre a vida do layne com detalhes pessoais da sua vida estou ansiosa.

  6. maria says:

    Layne faz falta
    Sua voz, seu timbre iíncomparável, sua presença marcante nos palcos, enfim Layne nasceu para cantar , nasceu para o palco e se foi cedo demais. RIP

  7. Bruna TeenSpirit says:

    Na minha humilde opinião… o Alice In Chans foi,a lado do Nirvana,a banda MAIS IMPORTANTE dos anos 90.Digo isso sem hesitar. O primeiro álbum do Alice que ouvi foi o Facelift,meu fiquei com os ouvidos grudados no rádio,We die young me chamou a atenção pela guitarra pesada,a voz do Layne e o nome da música; fui buscar a tradução e me impressionei…eles escreviam verdades em suas letras.O Layne odiava ser viciado,e colocava isso nas músicas,pra abrir os olhos das pessoas a não se envolverem com isso…
    sem falar dos vídeos,todos me deixam hipnotizada,é um mais perfeito que o outro,basta ver Man in the box pra confirmar isso.
    por isso que sou fã do Alice In Chains,e sinto falta do Layne,como grande vocalista e compositor que era. R.I.P. Layne,você nunca será esquecido.

  8. DeehDeeh says:

    Adorei esse post… vc falou tudo!!!!
    Layne será meu grande ídolo para sempre. Nunca existirá alguém como ele.
    Q falta ele faz, e é triste saber que ele morreu tão isolado.

    Layne Staley pra sempre!!!!!

    Resposta
    Prezada DeehDeeh
    Muito Obrigado pelo seu elogio!
    Andei parando de brincar com este blog , pois me ocupava tempo demais e eu não vejo tanta recompensa assim em escrever aqui. É um trabalho gratuito. Mas elogios como o seu me enchem de alegria.
    É um enorme pesar termos perdido o Layne e também o Mike Starr para as drogas.
    Fico pensando como a banda teria evoluído musicalmente se o Layne estivesse vivo hoje.
    Nunca mais acompanhei o Alice in Chains com o vocalista novo. Ouvi uma ou outra música, mas para mim parece outra banda. O Alice era o Layne.
    Bem, me resta ir ao show do Pearl Jam aqui na minha cidade em Novembro.
    Abraços
    Ronaldo

  9. cleber franciscato says:

    layne era o cara,um vocalista jamais esquecido,uma voz inconfundivel,q ele estege em um otimo lugar.

  10. son says:

    Some go too soon,

    Others too late.

    Some are too evil,

    others too great.

    Layne you are missed

    And we’ll always remember;

    But now you’re playing in heaven

    May your show last forever.

  11. cris says:

    Eu que pensei que era o unico tarado por sua voz, que mancada.

Deixe um comentário