Seu cachorro (gato) é destro ou canhoto?

Gatos, cães, papagaios e até peixes são destros ou canhotos, de acordo com cientistas.

A descoberta foi feita psicólogos da “Queen’s University Belfast”, como parte de uma pesquisa realizada com 42 gatos durante semanas a fio.

Eles descobriram que as fêmeas são destro, enquanto os machos tendem a serem canhotos.

Com os cães a descoberta foi idêntica – enquanto não forem castrados, quando a diferença desaparece, sugerindo que os hormônios desempenham um papel importante na lateralidade esquerda ou direita.

Os cientistas também revelaram que os papagaios pegam os objetos com o  seu “pé” dominante , os sapos são mais destros e os peixes têm uma preferência para a esquerda ou para a direita quando esquiva de um predador – e baleias jubarte ainda preferem o lado direito de suas mandíbulas quando se alimentam.

Os cães abanam suas caudas para a direita quando estão relaxados e para a esquerda quando agitados, segundo o relatório desta semana da revista “New Scientist”.

Os cientistas disseram: “Gatos machos e fêmeas diferem em seus padrões de comportamento, por exemplo, estilos de caça e cuidado parental”.

O Dr. Culum Brown, um ecologista comportamental, também disse que eles testaram a teoria de papagaios: “Tudo o que eles estão interessados em que pegar o farão com o pé dominante”.

Com os peixes, a maneira como se esquivam de predadores é suscetível de permitir que eles usem um olhar específico no lado do cérebro para lidar com a ameaça.

Para testá-lo, coloque um objeto estranho no centro do seu aquário e veja o caminho que o peixe irá nadar em volta dele.

Sapos, no entanto, preferem a sua direita, e atacam com mais rapidez em pedaços de alimentos que entram na sua linha de visão do seu lado direito.

As baleias jubarte preferem usar o lado direito de suas mandíbulas para escapar, assim como as enguias na areia do fundo do oceano.

Aqueles seres humanos ou animais que são canhotos, em um mundo destro, são surpreendidos do seu lado (não especificam qual lado seria este) quando lançam um ataque.

A “New Scientist” afirma: “Muitos estudos concluíram que os canhotos têm uma vantagem em muitos esportes que envolvem um adversário direto, como tênis ou boxe: muitos esportes são formas de comportamentos ritualizados”.

Sobre Ronaldo
Brasil, Sul, Homem, de 35 a 40 anos, português, inglês

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: