O Novo “Baby Boom”

O fenômeno conhecido como “baby boom” ocorreu após o final da segunda Guerra Mundial e, sem dúvida, foi causado pelo retorno dos homens da guerra, pela alegria de estarem vivos e pelo desejo de substituírem as perdas. Não há dúvida sobre o que ocasionou o seu fim no final da década de 60 – os contraceptivos. Em 1.964, a “taxa de fertilidadade”, como chamam os estatísticos, era igual a 2,95 crianças por mulher. Seu declínio foi acentuado até chegar ao recorde de 1,63 em 2.001.

Mas as últimas análises do “Office for National Statistics” mostra que a taxa cresceu gradativamente, ano a ano, no Reino Unido até chegar a 1,84 crianças por mulher em 2.006. Em países como a Irlanda do norte, ela chega a 1,94 e a 1,67 na Escócia. O número de nascimentos, no mesmo ano, chegou a 669.531 crianças – o maior desde 1.993.

Então isso é um novo “baby boom”. Mas agora está mais complicado. A faixa etária das mulheres que mais tem crianças se encontra na casa dos 30 e 40 anos – algumas delas com a ajuda de tratamentos de fertilidade. Por outro lado, também houve um crescimento do número de nascimentos entre as mulheres mais jovens, na faixa dos 20 anos. A ONS afirmou que isso está ocorrendo, em parte, porque muitas pessoas não estão querendo formar uma família devido às mudanças no sistema de saúde infantil.

A imigração é outro fator considerado. As taxas de fertilidade das mulheres estrangeiras estão maiores do que das britânicas nativas – 2,5 crianças por mulher comparada com 1,7 crianças por mulher – e tende a se igualar em poucas gerações. O crescimento do número de bebês nascidos entre 2.006 e 2.007 oscilou entre 20.000, sendo dois terços oriundos de mulheres que não nasceram no Reino Unido.

Anúncios

Sobre Ronaldo
Brasil, Sul, Homem, de 35 a 40 anos, português, inglês

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: