Os 50 maiores vilões do cinema

Conceituada revista especializada elaborou uma lista (parte I) com os 50 maiores vilões de toda a história do cinema.

O meu favorito, todavia, não ganhou o primeiro lugar. Interpretado por Gunnar Hansen (foto), o mentalmente retardado, assassino e canibal que utiliza uma máscara adaptada com a pele de suas vítimas, Leatherface.

O ator tem até um site oficial, onde informa aos fãs suas aparições em diversos projetos.

LEATHERFACE
Gunnar Hansen
The Texas Chain Saw Massacre (1974)

Fatos – O Personagem:

Leatherface (rosto de couro) é um personagem fictício da série de filmes O Massacre da Serra Elétrica. Um dos primeiros vilões de filmes de terror, ele apareceu em todos os seis filmes da série, desde o primeiro, em 1974. O personagem utiliza uma máscara feita de pele humana, prática da qual originou-se seu nome. Ele é canibal.

Letherface é retratado como portador de um severo retardo mental e mentalmente perturbado, freqüentemente usa uma serra elétrica ou marreta para assassinar suas vítimas. Ele vive com sua família que são também canibais e que freqüentemente são abusivos e violentos com ele. O personagem foi inspirado no assassino em série Ed Gein que também retirava e vestia a pele de suas vítimas.

Fatos – A história:

The Texas Chain Saw Massacre (O Massacre da Serra Elétrica, no Brasil, e Massacre no Texas, em Portugal), é um filme de horror independente de baixo orçamento feito em 1973 (distribuído em 1974) pelo diretor Tobe Hooper.

O filme original atingiu inacreditável sucesso ao chocar o público em 1974 com seu realismo cruel. A história aterrorizante, baseada em fatos reais, é considerada por muitos como um dos maiores suspenses de todos os tempos, tornando-se marca registrada do gênero de terror, o que influenciou incontáveis filmes. Embora o filme original tenha sido produzido com um orçamento inferior a US$ 150 mil, ele rendeu mais de US$ 100 milhões em todo o mundo e passou a ser reconhecido como um clássico cult entre as legiões de fãs ao redor do mundo.

Foi o primeiro e mais importante filme de uma nova tendência de violência explícita e muitas cenas de sangue com alto teor de horror psicológico. Trouxe à tona também um dos personagens mais famosos do cinema de terror, o maníaco Leatherface, considerado por muitos o modelo para outros personagens de filmes de terror.

Ainda que tenham sido filmadas várias seqüências do filme original através dos anos, os realizadores perceberam no primeiro filme elementos ainda mais assustadores que foram deixados para trás. “A primeira concepção errada do original foi ele ter sido considerado um filme que destilava sangue”, explica o produtor executivo Brad Fuller. “O filme tinha momentos bastante perturbadores, mas, só quatro segundos de sangue. Ele era mais aterrorizante, conceitualmente, do que visualmente.” Para tirar o projeto do papel e provocar o interesse dos distribuidores de cinema, Bay criou um trailer que consistia numa tela negra — com apenas os sons do Leatherface — perseguindo uma jovem na velha casa. Uma visão rápida da cena foi incluída nos últimos 10 segundos, junto com o ruído da serra. O resultado foi incrivelmente positivo (Fonte: Wikipedia).

Dentre os vilões que se destacam, há Darth Vader (Hayden Christensen / James Earl Jones / David Prowse) de Guerra nas Estrelas; Commodus (Joaquin Phoenix) do Gladiador; Hans Gruber (Alan Rickman) de Duro de Matar; John Doe (Kevin Spacey) em Se7en e outro favorito, mas depois de Leatherface, Max Cady (Robert de Niro) em Cabo do Medo.

Trailer:

“O Massacre da Serra Elétrica” é tipicamente um filme “B” que teve um custo ínfimo em comparação ao faturamento.

Anúncios

Sobre Ronaldo
Brasil, Sul, Homem, de 35 a 40 anos, português, inglês

9 Responses to Os 50 maiores vilões do cinema

  1. Leonardo da Cruz says:

    Jason? Leatherface? Michael? OMG… Será que só eu vejo o padrão? São praticamente o mesmo estilo, rs o que deixa extremamente previsível e sem graça tais vilões… !

    José Carlos, é claro que quando se fecha os olhos e se pensa na máscara de Hóquei você imagina o Jason, da mesma forma que uma serra elétrica lembra o Leatherface e a garra afiada o Freedy, são as assinaturas deles, agora lhe pergunto, qual dar armas ou “assinaturas” é a mais arrepiante e criativa?

    Pra mim isso faz muita diferença, fora que a história completa, a as mortes que tal vilão apresenta também deve ser levado em consideração…

    Eu vi a saga completa do Jason Voorhees e simplesmente não intendi muito da onde vem a tal invencibilidade dele assim como o Michael Meyers, ele simplesmente se transforma de um garoto mirrado afogado em um gigante invencível. NÃO HÁ EXPLICAÇÃO PARA TAL FATO, fora que em determinadas partes ele tem medo de água e em outras não, em algumas tem consciência outras não é o pior vilão que tem, e digo isso não como elogio. Fora as mortes, sempre todas iguais, ele mata as gostosas peladas e ninguém consegue matá-lo de fato rs

    Já o Freddy Krueger arrebenta, em todos os aspectos… Principalmente naquele musiquinha, lembro dela quase sempre quando vejo filmes do gênero. Adoro as mortes que ele provoca, ele brinca com as vítimas.

    Freddy Forever&Ever… !

    1, 2 Freddy’s coming for you…
    3, 4 Better lock your door…
    5, 6 Grab your crucifix…
    7, 8 Better stay up late…
    9, 10 Never sleep again… !

  2. kened says:

    a diferença é que jason é ficticio….. o cara de couro LEATHERFACE
    ja existiu isso fais toda diferença

  3. K.Val says:

    O melhor serial killer e vilão dos filmes de terror,é com certeza,o Jason Voorhees!!!!!!
    Sua frieza e crueldade em seus atos,assustam todos!!!
    Jason é o primeiro,seguido do horriplante de cara queimada(kkk),Freedy.
    O resto….naum acho tão tensoo.

  4. Jonathan Fraga says:

    Se parar pra pensar, Jason e Michael tem um estilo MUITO semelhante de matança, ambos usam mascaras, ambos não fazem palhaçada e ambos deixam qualquer um borrado!

    Abraços!!!

  5. Felipe says:

    JASON ARREBENTA!!!!!!!!! Adoro ele e o MIchael Myers, mas com certeza, JASON VOORHEES É O MAIOR E O MELHOR.

  6. Cristiane says:

    É isso aí!!! JASON está com tudo!!! Espero que o próximo filme dele (Sexta-feira 13) que vai estrear em Fevereiro de 2009, seja muito bom!!
    Tô doida pra ver esse filme!!!!

  7. Carlos says:

    Concordo plenamente com o “José Carlos”, Jason é o maior “serial killer” que tem, ele apavora completamente!!!!! É o maior, sou fã de Jason!!!!

  8. José Carlos says:

    Para mim e para a maioria das pessoas, pois também sou crítico de filmes e especialista, o maior vilão de filmes de terror é o famoso “Jason Voorhees”. Um exemplo: Feche os olhos, e agora imagine uma máscara de hóquei, quem você vai pensar? Claro que é no Jason!!! O maior “serial killer’ de todos os tempos, seguidos por “Michael Myers”, “Freddy Krueger” e agora sim “Leatherface”. Jason é sério, mata suas vítimas sem levar nada à brincadeira, ao contrário de Freddy Krueger, que só faz palhaçadas em seus filmes. Matou muitas pessoas, e matou para poder se vingar da morte de sua mãe, à procura do responsável pela mesma!!!
    JASON APAVORA!!!!!!!!!!!!!

  9. Diego says:

    é mito legal de mais eutenho um momnte de gibis do tex ja li todos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: