A Maioria dos Brasileiros é a Favor da Tortura

Em recente pesquisa feita pela agência Nova S/B em parceria com o Ibope e publicada pelo jornal O Globo em 09 de março, a tortura de suspeitos para a obtenção de informações que possam vir a auxiliar as investigações foi apoiada por cerca de 26% dos brasileiros entrevistados.

As classes de maior poder aquisitivo (com renda superior a cinco salários mínomos) e com maior escolaridade tiveram uma adesão mais elevada à tortura de suspeitos, ou seja, cerca de 42%  apoiaram o procedimento medieval. Por outro lado, entre as classes de menor poder aquisitivo (com renda de até um salário mínimo) a adesão foi menor, ou seja, 19% gostariam que suspeitos de crimes fossem torturados.

Para o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, estes percentuais são preocupantes. Já para o secretário Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, os dados não são tão alarmantes e poderiam ser até piores.

Os pesquisadores também questionaram os entrevistados acerca da hipótese de descobrirem que um amigo é homossexual. Em torno de 33% dos entrevistados asseguraram que se afastariam dele.

Com relação a dirigirem embriagados, por volta de 78% dos entrevistados disseram que não o faz, enquanto que somente 19% dos entrevistados confessaram dirigir embriagados.

A tortura é proibida pela convenção das Nações Unidas e vigora desde 1987 e também pela terceira Convenção de Genebra, constituindo-se como uma grave violação dos Direitos Humanos.

Anúncios

Sobre Ronaldo
Brasil, Sul, Homem, de 35 a 40 anos, português, inglês

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: