China – Crescimento Desordenado

Recentes manchetes publicadas nos jornais dão conta de que o gigante país asiático costura seu assustador crescimento (9,8% do PIB em 2007) em face à uma conduta de políticas desordenadas.

Sua enorme demanda por minerais, como o chumbo, fez o mercado dos produtores deste metal inflacionar seu preço na London Metal Exchange (a Bolsa de Metais de Londres).

O Brasil foi afetado diretamente, tendo o preço deste metal sofrido grandes elevações.

O baixo custo da mão-de-obra chinesa alavanca suas exportações, desempregando milhares de trabalhadores ao redor do mundo.

Uma onda de denúncias, baseadas nos constantes recalls divulgados pela imprensa chinesa, agora vêm à tona em relação à qualidade de alguns dos produtos fabricados na China, como por exemplo, de alguns brinquedos.

Consumidores de países como os Estados Unidos estão preocupados com alguns dos produtos chineses, com receio de que seus componentes possam causar sérios danos à saúde.

As denúncias não param por aí, se estendem também a alguns tipos de alimentos exportados por aquele país.

É o que demonstra uma pesquisa realizada pelo The New York Times e a rede CBS News, conforme trecho a seguir:

“Dos entrevistados, 71% disseram que tinham conhecimento do país e origem do produto no momento da compra. Deste grupo, 40% disseram que acham os produtos chineses mais perigosos do que os importados de outros países.”

O troco chinês veio na mesma moeda. Autoridades de Pequim impuseram fortes barreiras à importação de produtos fabricados nos Estados Unidos, como por exemplo, a carne e produtos fabricados a partir da madeira.

Houve ainda denúncias feitas pelo secretário do Tesouro norte-americano, no sentido de que a China estaria comprando dólares para manter sua moeda valorizada frente ao dólar, inibindo assim as importações e fortalecendo as suas exportações.

Anúncios

Sobre Ronaldo
Brasil, Sul, Homem, de 35 a 40 anos, português, inglês

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: