Balança Comercial x Taxa de Câmbio

Hoje fui questionado acerca da relação inversa existente entre a Balança Comercial e a taxa de câmbio.

Teoricamente, quanto mais valorizada a moeda nacional em relação ao dólar norte-americano, menor deveriam ser as exportações, uma vez que os preços dos produtos e serviços nacionais tornam-se mais caros no exterior, conforme bem explanado em matéria veiculada no jornal Folha de S. Paulo, a seguir, transcrita:

“Em tese, quando(sic) menos vale o dólar, pior para os exportadores, já que os produtos brasileiros ficam mais caros lá fora. No entanto, essa é uma relação difícil de medir, já que muitos dos contratos de exportação são fechados com meses de antecedência, com uma taxa de câmbio diferente da atual.”

Assim sendo, em alguns casos, o superávit da Balança Comercial independe da cotação da moeda estrangeira no período atual, uma vez que muitos dos contratos são avençados com uma taxa de câmbio pré-fixada (podendo ser superior ou inferior à taxa de câmbio atual).

Portanto, mesmo com a elevação dos investimentos estrangeiros no país, o que causa uma valorização do real em relação ao dólar norte-americano (tendo em vista que há um aumento da quantidade da moeda estrangeira no país), as exportações mantém um certo crescimento devido, em alguns casos, aos contratos de exportação firmados com uma taxa de câmbio pré-fixada, o que acaba gerando uma valorização da moeda nacional e a elevação do superávit comercial.

Anúncios

Sobre Ronaldo
Brasil, Sul, Homem, de 35 a 40 anos, português, inglês

3 Responses to Balança Comercial x Taxa de Câmbio

  1. Interessante, Balança Comercial prá lá, taxas de Câmbio prá cá, Bolsas de Valores, Investimentos, lucros, tecnologia, avanços da ciência, e a violência aumentando, falta de segurança, habitação, educação, a Saúde um caos, o tráfico de drogas, armas, prostituição que violenta nós humanos a cracolandia a todo vapor, etc etc. não consigo entender…

  2. Raphael says:

    Olá! Muito bom o texto, mas tenho uma duvida.
    Poderia me explicar o que seria investimentos estrangeiros no país? É a abertura de uma empresa estrangeira no Brasil? E pq isso aumenta a quantidade de moeda estrangeira aqui?

    Prezado Raphael
    Obrigado pela pergunta.
    Sim, seu exemplo está certo. Além da abertura de uma empresa no Brasil, também podem ser considerados como sendo investimentos estrangeiros no país toda e qualquer aplicação financeira em moeda estrangeira na Bolsa de Valores, por exemplo, ou na criação/ampliação de uma fábrica de origem estrangeira. Quando o investimento é apenas especulativo, como na Bolsa de Valores, por exemplo, onde o empresário visa apenas o lucro, isto é, sem produzir um bem ou serviço, ele não se traduz na geração de empregos diretos no Brasil (não contribui para o PIB). Os investimentos estrangeiros aumentam a quantidade de moeda no Brasil porque antes de serem efetivamente aplicados e transformados em moeda nacional (Real) eles chegam ao país em sua moeda de origem, dólar, euro, etc. Os recursos oriundos de investimentos estrangeiros só podem ser aplicados dentro do país em moeda nacional, e para isso precisam ser convertidos com base na taxa de câmbio do dia.
    Espero ter ajudado.
    Abraços
    Ronaldo

  3. Gessane says:

    Preciso de material falando sobre a balança comercial nos ultimos 10 anos e a Txa de cambio
    por favor mande o mais rapido possivel
    OBRIGADO

    Resposta:
    Prezado (a) Gessane
    Posso apenas lhe indicar o site do Banco Central do Brasil no qual você poderá encontrar as estatísticas a seguir:
    1. Balanço de Pagamentos (veja Balança Comercial);
    2. Taxas de Câmbio.
    Abraços.
    Ronaldo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: