O Peixe do Presidente

O Governo brasileiro anda preocupado com a invasão chinesa de calçados. Não é para menos, a China possui uma das mãos-de-obra mais baratas do mundo e consegue preços competitivos graças ao seu baixo custo de produção.

Porém, a intenção da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) é propor a criação de um bloco econômico regional entre Argentina, México, Paraguai e Uruguai para enfrentar os chineses.

Tal decisão foi tomada frente à elevação do número de pares de calçados importados entre janeiro e julho de 2007, que corresponde a 65% além do volume total de importações no ano de 2006.

Alegam, ainda, que as exportações de calçados caíram de janeiro a julho de 2007 mas que, apesar da queda nas exportações, houve uma elevação no faturamento graças à elevação do preço médio do par de calçados.

Vendo tudo isso, logo penso: sempre há quem queira tirar vantagem de tudo na vida.

Em viagem à Europa, pregando a comercialização do etanol, o combustível ecológico brasileiro, o ilustre Presidente da República afirmou claramente seu desejo pela redução das tarifas alfandegárias referentes às commodities brasileiras, bem como os produtos que delas derivam: sucos e, principalmente o etanol, que será exportado em larga escala futuramente.

Me parece uma via de duas mãos, ou seja, o Governo reclama dos calçados chineses baratos e também reclama das tarifas alfandegárias que incidem sobre os produtos brasileiros exportados.

Ora, ou o Presidente está apostando suas fichas no fato de que os estrangeiros são otários ou realmente não sabe o que fala e o que faz.

Quer saber? Fico com a segunda opção.

Anúncios

Sobre Ronaldo
Brasil, Sul, Homem, de 35 a 40 anos, português, inglês

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: