Administrando lucros

As Administradoras de cartões de crédito nunca negaram, cobram pela opção de postergarmos o pagamento do saldo devedor.

Todavia, os encargos remuneratórios nunca estiveram tão elevados para esta modalidade de crédito no Brasil.

Peguemos um exemplo simples de ser analisado: um cartão de crédito – Opencard – sob a bandeira Mastercard administrado pelo “HSBC Bank Brasil S.A. – Banco Múltiplo”, prevê a cobrança de juros remuneratórios, no crédito rotativo (rolagem da dívida), de até 12,29% ao mês.

Comparando tal percentual com as taxas de juros praticadas pelo mesmo “HSBC Bank Brasil S.A. – Banco Múltiplo” nos Estados Unidos, onde é conhecido como “HSBC Bank USA, National Association”, a mesma é irrisória, levando-se em consideração que a taxa de juros igual a 12,29% ao mês corresponde à taxa de juros igual a 147,48% ao ano.

As taxas de juros praticadas por esta Instituição Financeira em todo o território norte americano não passam de 16,0% ao ano. Sim, ao ano. A menor taxa de juros praticada é igual a 8,0% ao ano, por parte do “Citizens Bank of Massachusetts”, e a maior taxa de juros praticada é igual a 25,2% ao ano, por parte do “Merrick Bank Corporation”.

Obviamente muitos fatores são relevantes, tais como os riscos de crédito, riscos de liquidez, etc.

Todavia, havemos de convir que a diferença é estrondosa, ou seja, vivemos num país onde a renda per capita (Produto Nacional Bruto menos os gastos de depreciação do capital e os impostos indiretos dividido pela população – as vezes é utilizado o Produto Interno Bruto) é assustadoramente inferior à norte americana e a obtenção de crédito é excessivamente onerosa aos bolsos dos consumidores brasileiros. Sem considerarmos também que a distribuição de renda é calamitosa no Brasil.

Assim fica fácil entendermos porque nunca na história desse país (sem querer parafrasear um ex-líder sindical e metalúrgico radicado em São Bernardo do Campo-SP) ouvimos falar que uma Instituição Financeira estrangeira fechou alguma de suas filiais no Brasil por prejuízos causados em operações de empréstimo de recursos financeiros a juros remuneratórios.

Anúncios

Sobre Ronaldo
Brasil, Sul, Homem, de 35 a 40 anos, português, inglês

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: